Marcas que estão na mente dos piracicabanos
Estar na mente dos piracicabanos é o principal desafio das empresas que buscam consolidar sua marca e manter a posição de liderança em um mercado cada vez mais competitivo. A lista dos que conseguem atingir estes objetivos é revelada pela pesquisa ‘Marcas de Sucesso – Top of Mind’, realizada pelo 17º ano consecutivo pelo CW7 Instituto de Pesquisas, em parceria com a Gazeta de Piracicaba.
As empresas, cooperativas e entidades que lideraram a pesquisa em 2020 estão em destaque nesta edição especial da Gazeta de Piracicaba. Nas entrevistas, representantes revelam as estratégias que são utilizadas para fidelizar o público alvo e detalham como a pesquisa Top of Mind ajuda no direcionamento de ações estratégicas para manter o posicionamento. Os gráficos publicados nas matérias trazem apenas os números das três empresas mais lembradas na pesquisa.
Durante o levantamento, que visa identificar as marcas mais lembradas, ao ser informado sobre cada segmento de mercado, o entrevistado teve três segundos para responder à pergunta: qual o primeiro nome que lhe vem à cabeça?
De acordo com o diretor geral da CW7, Walton Pousa Neto, responsável técnico pela pesquisa, este é o tempo indicado, de acordo com estudos científicos, para detectar a marca que realmente está na mente, no subconsciente das pessoas. As respostas do levantamento foram espontâneas.
A lista de segmentos considerados inclui empresas da indústria e comércio, cooperativas, sindicatos e prestadores de serviços nas áreas de Educação, Saúde, Alimentação, Lazer, Mercado Imobiliário, Construção Civil e Turismo, entre outras.
Foram entrevistadas 600 pessoas, acima de 16 anos, residentes em mais de 60 bairros de Piracicaba. A abordagem considerou todos os níveis de renda. A coleta de dados foi feita entre os dias 11 e 22 de fevereiro, de forma presencial, utilizando aplicativo desenvolvido pela CW7 inteligência de Mercado. A margem de erro é de 3,8% para mais ou para menos, em um nível de confiança de 95%.
O estudo, que utilizou a metodologia quantitativa por amostragem aleatória estratificada, foi coordenado por Walton Pousa Neto, administrador de empresas, especialista em pesquisa de mercado, opinião pública e mídia, professor universitário de pesquisa de marketing.
O planejamento, coleta de dados, processamento dos dados, análise estatística do estudo foram desenvolvidos pela equipe do Instituto CW7, que conta com profissionais de diferentes segmentos e especialistas em pesquisa de opinião pública, mídia e mercado, sob a coordenação de Cássia Pousa, diretora de Inovação e Planejamento.
Walton Pousa Neto revela que, durante a coleta de dados, é possível perceber, ano a ano, que muitas empresas conseguem manter a posição de liderança entre as mais lembradas, enquanto outras, que eram tradicionais em seus segmentos, perdem força e são superadas por marcas até então menos conhecidas.
“Verificamos que as empresas que têm departamentos de marketing, ações constantes e organizadas conseguem se manter no topo por mais tempo”, afirma. Por isso, ele destaca a importância de a pesquisa ser utilizada não apenas para detectar o posicionamento da empresa, mas para subsidiar ações de marketing que garantam a consolidação da posição de liderança.
Dados estratificados podem dar embasamento, inclusive, a planos estratégicos de marketing. “Às vezes, a empresa não lidera o segmento de forma geral, mas atinge maior percentual em determinada faixa etária ou sexo, por exemplo, o que pode servir de subsídio para investir em um público qualificado”, declara Cássia.
PARCERIA – O CW7 Instituto de Pesquisas é uma empresa especialista em Pesquisa de Mercado, Opinião Pública/Eleitoral, Pesquisa de Satisfação, Geomarketing e Mídia. Com uma equipe formada por profissionais experientes em diversas áreas do conhecimento, mantém o foco de, por meio de pesquisas, auxiliar os clientes a encontrarem as melhores estratégias, decisões e soluções. Para saber mais sobre a empresa, acesse o site (http://cw7pesquisas.com.br/).
O instituto se uniu à Gazeta de Piracicaba na realização da pesquisa. Estabeleceu parceria com uma marca forte e de grande credibilidade, para compartilhar com o mercado e o público em geral o teor de uma pesquisa, que chega ao 17º ano com absoluto sucesso.
Reportagem: Flávia Paschoal/Marisa Massiarelli Setto
Matéria publicada na Gazeta de Piracicaba (27/09/20)
Escrito por
Toda Mídia Comunicação
A Toda Mídia Comunicação e Eventos foi criada em 2010 pelas jornalistas Flávia Paschoal e Marisa Massiarelli Setto. As profissionais trazem para o mercado de assessoria de comunicação a experiência acumulada durante anos em redação de jornais diários.