fechar
  • Home
  • Quem Somos
    • Nossos clientes
    • Produtos Editoriais
  • Matérias na mídia
    • Economia
    • Política
    • Saúde
    • Mercado Imobiliário
  • Vídeos
  • Notícias
    • Economia
    • Política
    • Saúde
    • Mercado Imobiliário
  • Contato
fechar
  • Home
  • Quem Somos
    • Nossos clientes
    • Produtos Editoriais
  • Matérias na mídia
    • Economia
    • Política
    • Saúde
    • Mercado Imobiliário
  • Vídeos
  • Notícias
    • Economia
    • Política
    • Saúde
    • Mercado Imobiliário
  • Contato
Logo do Site
Notícias Saúde

Superação e gratidão no Dia das Mães

8 Comentários | todamidiacom | 13 de maio de 2019 |
TAGS
Dia das Mães; mãe; tentantes; endometriose; Centro de Reprodução Humana; Piracicaba; assessoria de imprensa; Toda Mídia Comunicação
COMPARTILHAR

Ao receber o diagnóstico de endometriose em 2010, a primeira pergunta que a bancária Fernanda Rios Carneiro, 37, fez ao médico foi se poderia, um dia, ter filhos. O conselho, de que precisaria primeiro se cuidar, foi seguido à risca. Para atingir o objetivo, ela não mediu esforços. Procurou especialistas em outras cidades, passou por cirurgia, acompanhamento e, em 3 de novembro de 2017, nasceu Pedro, o filho tão desejado.

Legenda da foto: Pedro, Pierre e Fernanda Rios Carneiro
Crédito da foto: Arquivo pessoal

Protagonista de uma história de superação, Fernanda faz questão de contar sua experiência para incentivar mulheres que estão na mesma situação a não subestimarem suas dores, buscarem tratamento especializado e não desistirem do sonho de ter filhos. No Dia das Mães, ___ que foi comemorado ao lado do filho e do marido, o arquivista Pierre Aquino Carneiro, 35__, resumiu seu sentimento em uma palavra: gratidão.

As fortes cólicas menstruais faziam parte da vida de Fernanda desde a juventude. “Sempre tive muita cólica, reclamava na consulta médica, trocava a pílula e nada adiantava”, relata. Aos 27 anos, com muita cólica, quando fazia sessão de RPG (reeducação postural global), foi questionada pela fisioterapeuta se não seria endometriose. Decidiu procurar um especialista.

Inicialmente, fez uma consulta em São Paulo, onde recebeu o diagnóstico de endometriose profunda. Como teria que passar por cirurgia, verificou quais médicos atendiam na região de Rio Claro, cidade onde mora, pelo seu plano de saúde. Em 2013, fez a primeira consulta com o ginecologista Paulo Padovani, da equipe do Centro de Reprodução Humana de Piracicaba.

Em 2014, passou por cirurgia, que durou sete horas e foi realizada por equipe multidisciplinar. Como a doença havia atingido outros órgãos, além do ginecologista, o procedimento envolveu gastroenterologista e urologista. “Como eu havia externado meu desejo de ser mãe, o dr. Paulo fez uma limpeza, preservando ovários e útero”, relata a paciente. Como parte do tratamento, foi colocado o DIU (dispositivo intrauterino) e Fernanda passou a tomar anticoncepcional.

Em 2016, após ter tido alta do tratamento, procurou uma ginecologista em Rio Claro para retirar o DIU e parar de tomar a pílula anticoncepcional. No início de 2017, em exames, foi diagnosticada novamente a endometriose, desta vez no ureter direito. Procurou a urologista que havia participado de sua cirurgia e começou os preparativos para passar por novo procedimento. “Chorei muito com este diagnóstico. Achei que não conseguiria mais ter filhos”, relata.

Neste período, sua menstruação atrasou e Fernanda decidiu fazer um exame de farmácia. O teste deu positivo. “Liguei desesperada para a médica, pois não poderia fazer o procedimento e tinha medo de ter a função renal comprometida”, relembra. Além de tranquilizá-la, a médica orientou que procurasse novamente o ginecologista Paulo Padovani. “Eu e meu marido nem acreditávamos; meu sentimento foi de muita gratidão”, afirma.

Com o acompanhamento dos especialistas, a gravidez ocorreu sem intercorrências e no dia 3 de novembro de 2017, nasceu Pedro. “Na gravidez, eu tinha muito medo de perder o bebê em função da endometriose. Quando ouvi o choro dele, só agradeci”, desabafa.

Um ano e meio após o nascimento do filho, Fernanda continua com o tratamento da endometriose, se prepara para outra cirurgia e revela que se sente fortalecida: “Não estou sozinha, o Pedro é o meu companheirinho”. Ela também encoraja mulheres que têm a doença a buscarem qualidade de vida. “Quem tem cólicas muito fortes, deve procurar o quanto antes um especialista, principalmente se quer ter filhos”.

O que é a endometriose?

A endometriose é uma doença crônica que afeta aproximadamente 10% das mulheres em idade reprodutiva e é responsável por 20% dos casos de infertilidade feminina. A informação é do ginecologista Paulo Padovani, diretor do Centro de Reprodução Humana de Piracicaba, instalado no Hospital Santa Isabel, graças a uma parceria com a Santa Casa de Piracicaba.

A doença se caracteriza pela presença de focos do endométrio (tecido que reveste o interior do útero) na musculatura uterina (endometriose interna) e fora do útero, podendo atingir o peritônio (membrana que cobre a superfície interior da parede abdominal), trompas, ovários, intestino, bexiga, e, em casos menos comuns, até pulmão e nariz (endometriose externa).

Os principais sintomas são cólicas menstruais fortes, que não melhoram com o uso da pílula, e dor na relação sexual. A lista também pode incluir dor difusa ou crônica na região pélvica, fadiga crônica, sangramento menstrual intenso ou irregular, alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação, dificuldade para engravidar e infertilidade.

Quanto mais cedo a mulher procura ajuda médica especializada, melhor. “Em caso de mulher jovem, a interrupção da menstruação, utilizando a pílula anticoncepcional, ajuda a preservar a fertilidade para que possa, quando desejar, ter filhos. O uso da pílula deverá ser suspenso apenas quando a paciente decidir que é o momento de tentar engravidar”, esclarece Padovani.

A doença não tem cura definitiva, mas os tratamentos podem permitir uma melhor qualidade de vida. Regride espontaneamente na menopausa, com o fim das menstruações.

Jornalistas responsáveis: Flávia Paschoal/Marisa Massiarelli Setto – Toda Mídia Comunicação

 

featured_image
post anterior
Por que grávidas devem tomar vacina contra a gripe?
8 de maio de 2019
featured_image
próximo post
Com barraca repaginada, Auma traz sabores da África para o Engenho Central
16 de maio de 2019
Escrito por
Toda Mídia Comunicação

A Toda Mídia Comunicação e Eventos foi criada em 2010 pelas jornalistas Flávia Paschoal e Marisa Massiarelli Setto. As profissionais trazem para o mercado de assessoria de comunicação a experiência acumulada durante anos em redação de jornais diários.

Você talvez goste
featured_image
29 de maio de 2019
8ª Corrida Jequitibá reuniu 400 inscritos em duas provas
2 1341
Compartilhar
todamidiacom
featured_image
6 de abril de 2018
Cuidar da saúde é essencial para quem deseja ter filhos
2 546
Compartilhar
todamidiacom
featured_image
19 de outubro de 2018
APM quer difundir conceitos de medicina participativa e humanizada
4 919
Compartilhar
todamidiacom

Deixe uma resposta Cancelar Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertising Image
Curta nossa página no Facebook
Toda Mídia Comunicação e Eventos
Últimas do Instagram

todamidia

assessoria de comunicação assessoria de imprensa
produção de conteúdo

A tecnologia da Dedini, nossa cliente, é tema de A tecnologia da Dedini, nossa cliente, é tema de capa, destaque na edição de maio do Jornal Cana. Leia matéria completa no nosso site (link na bio)

#todamidiacomunicação 
#jornalistasempiracicaba
#assessoriadeimprensa
Todos os dias são nossos! Homenagem da Toda Mídi Todos os dias são nossos!
Homenagem da Toda Mídia Comunicação
#Diainternacionaldamulher #jornalistas #Piracicaba #assessoriadecomunicação
Assessoria de comunicação é o nosso negócio. A Assessoria de comunicação é o nosso negócio.
Assessoria de imprensa é o nosso negócio.
Produção de conteúdo é o nosso negócio.
Jornalismo é o nosso negócio.
#TodaMídiaComunicação
#assessoriadeimprensa 
#conteúdo 
#jornalistas 
#Piracicaba
Em 2021, continuamos juntos. Conte conosco! #todam Em 2021, continuamos juntos. Conte conosco!
#todamidia #boasfestas #assessoriadecomunicaçāo #Piracicaba
Um marco na história da Toda Mídia. Há 10 anos Um marco na história da Toda Mídia. Há 10 anos tivemos a oportunidade de escrever o livro dos 40 anos da Unimed Piracicaba e da inauguração do seu hospital.
A edição completa está disponível no link:
https://issuu.com/todamidiacomunicacao/docs/40_anos_unimed
#assessoriadeimprensaempiracicaba
#todamidiacomunicacao
#jornalistasempiracicaba
A Toda Mídia tem a honra de contar um pouco da hi A Toda Mídia tem a honra de contar um pouco da história dos 50 anos da Unimed Piracicaba, graças à parceria com a Gazeta de Piracicaba. Agradecemos a confiança!
#assessoriadeimprensaempiracicaba
#jornalistas 
#todamidiacomunicacao
#paixaopelojornalismo
Follow on Instagram
This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed. New posts will not be retrieved for at least 5 minutes.

There may be an issue with the Instagram access token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Click here to troubleshoot.

Vídeo em destaque

José Luiz Olivério, consultor de tecnologia da Dedini participa do programa JC Debate na TV Cultura, sobre os 40 anos do etanol no Brasil e a participação da indústria e da ciência no desenvolvimento desta fonte de energia alternativa.

Fonte: JC Debate - Rede Cultura - São Paulo - 12/01/17

TWITTER
Rede Solidária

Você já ouviu falar da Rede Solidária de Informação? Ela traz uma proposta nova para um desejo antigo, de partilhar o que existe de melhor em cada um de nós.

Rede Solidária de Informação
Advertising Image
Vamos conversar?

Toda Mídia Comunicação
todamidia@todamidiapress.com.br

Tel 19 3375 0716
19 99714 3722 (Flávia)
19 99747 7252 (Marisa)

footer logo

Copyright © 2017 Toda Mídia Comunicação. Todos os direitos reservados.