Frias Neto integra painel interior na Convenção Secovi
O cenário real e as alternativas para garantir a retomada do crescimento incluíram a pauta de discussões do painel Panorama do Mercado Imobiliário do Interior Paulista, parte da programação da Convenção Secovi, realizada na semana passada. O diretor presidente da Frias Neto Consultoria de Imóveis, Angelo Frias Neto, foi um dos debatedores do painel.
Junto com os diretores das Regionais do ABC, Baixada Santista, Bauru, Campinas, Jundiaí, São José do Rio Preto, Sorocaba e Vale do Paraíba, Frias Neto, representando Piracicaba, discutiu o momento vivido pela economia, os reflexos sobre o mercado de imóveis e a necessidade de manter o setor preparado para a retomada do crescimento.
O painel foi conduzido pelo vice-presidente do Interior do Secovi, Flavio Amary, que lembrou que o interior do Estado de São Paulo representa 65% do PIB do Estado, que as cidades representadas pelas Regionais do Secovi-SP no interior paulista correspondem a 40,4% do Produto Interno Bruto do Estado de São Paulo (dados de 2012) e que o PIB do Interior vem crescendo de forma constante, com um aumento de 245% no período de 2000 a 2012. “Nos últimos 10 anos, o interior registrou um acréscimo de 1,9 milhão de novos domicílios, um número 3,2 vezes maior àquele registrado na Capital”, explicou.
Segundo Amary, a maior parte dos lançamentos registrados nos últimos anos voltou a ser feita por empresas locais, ao contrário do que vinha acontecendo, quando grandes companhias do setor imobiliário do país descobriram o potencial dessas regiões e investiram pesado no lançamento de loteamentos, condomínios residenciais e comerciais.
Apesar da mudança de cenário, Angelo Frias Neto diz que existe um consenso entre os representantes do setor patronal da habitação: a necessidade de enxergar oportunidades nesse momento de desaceleração econômica. “A população continua a crescer, casar, separar, ter filhos, que vão crescendo e também mudam e cada evento deste sempre gera novas necessidades de habitação que, se não satisfeitas na ocasião, vão acumulando no déficit que, em algum momento, terá que ser atendido”, declara.
“Um dos pontos mais relevantes das discussões foi uma análise do próprio Flávio Amary sobre a necessidade de os empresários do ramo buscarem novos mercados para explorar. De ficarem atentos a municípios menores, onde há maior oferta de terras a preços mais competitivos e onde existe a chance de crescer”, diz.
RETOMADA – A tendência de consumo focada nos imóveis de dois dormitórios deve se manter na região de Piracicaba, segundo Frias Neto, e estão previstos lançamentos de empreendimentos com esse perfil.
“O certo é que o momento de dificuldades vai passar. O número de imóveis residenciais lançados em Piracicaba cresceu 11% no acumulado dos últimos três anos, alcançando 7.901 unidades. O volume de negócios no mesmo período atingiu a casa do R$ 1,7 bilhão e existe demanda para aquisições. Os dados revelam um cenário com elementos importantes para facilitar a recuperação, assim que as dificuldades pelas quais passa o país forem superadas.”
Escrito por
Toda Mídia Comunicação
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